quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sermão - NÃO BRINQUE COM O PECADO!

Sermão - NÃO BRINQUE COM O PECADO!

Juízes 14:1-3 e 16:1; 4,19-22; 28-31
Deus sempre teve formas de salvar o seu povo.
Naqueles dias quando os filisteus estavam oprimindo a Israel, o Senhor teve um plano.
Então Ele comunicou o seu plano para uma mulher estéril.
Seria uma criança especial, e Deus realizaria seu plano na vida daquele garoto.
Nunca pense que você é o patinho feio. Porque ninguém nasce neste mundo sem que Deus tenha um plano.
Então Ele avisou àqueles pais que a criança seria o libertador de Israel, mas não disse como isso ocorreria . E quanto ela nasceu e eles o chamaram “Luz que Brilha”.
“Oh, pastor, eu não conheço  ninguém na Bíblia com este nome; é, de fato na Bíblia diz que seu nome foi Sansão.
Sansão foi crescendo e se tornando um belo jovem. Olha, quem das moças solteiras  não gostaria de se casar com Sansão?
Ele é alto, forte, moreno, cabelos longos, um sorriso simpático e para completar, um par de olhos azuis.
Bem, certamente muitas moças em Israel gostariam de ser sua esposa, porém, a nenhuma delas ele escolheu.
Foi lá embaixo no território dos filisteus, escolheu uma esposa e disse ao seu pai: “Toma-me esta, porque desta me agrado”.
Gostaria de dizer que a “Luz que Brilha” não deve descer. Jesus certa vez disse: “não se coloca uma candeia debaixo do alqueire, mas no velador, para que ilumine toda a casa. Jovem querido, você foi feito para brilhar, não para descer.
No capítulo 14:1 de Juízes está registrado o 1º erro de Sansão. Toda vez que você erra, você desce. Então, desceu Sansão. Que loucura  realizar um casamento em território inimigo!
Bem, não deu certo o casamento, é claro. Depois de casado, Sansão descobriu que sua esposa não era confiável. “Oh! Mas como pode ser, eu matei um leão como se fosse um gatinho, nada pode comigo, será que eu não sei o que quero? Será que não sei escolher nem sequer uma esposa do meu gosto?”
Aquele casamento foi um problema para Sansão, porque parece que ele era meio nervoso e quando ele esfriou a cabeça, voltou para casa, mas sua esposa já tinha sido dada para outro. Aí ele fez uma molecagem: colocou fogo na cauda de 300 raposas e soltou nas plantações dos filisteus. O inimigo perseguiu Sansão e então ele fugiu lá para cima e se escondeu numa fenda da rocha de Etã. Quão bom seria se Sansão  nunca mais tivesse descido desta rocha. Será que eu escrevo para alguém que está longe do abrigo? Porque não voltar?
A rocha simbolizava Jesus.
Mas seu povo pediu que Ele descesse e Sansão consentiu em ser amarrado e entregue nas mãos dos Filisteus.
E enquanto os inimigos Filisteus estavam de posse de Sansão o Espírito Santo caiu sobre ele. Arrebentou as cordas como se fossem fios de costura e pegou a primeira arma que achou:  um queixo de jumento. Aí começou a lutar. E naquele dia Ele matou mais de mil homens filisteus com aquela arma.
O que é capaz de fazer um jovem que se esconde na rocha em busca pelo abrigo?
Oh! ele é capaz de vencer qualquer inimigo. E.G. White diz que “o mais débil ser humano, quando se ajoelha e ora a Deus, é mais poderoso que todas as hostes do inimigo.
Mas, mesmo depois deste livramento, Sansão não alterou o rumo de sua vida.
Sansão voltou a cair. No capítulo 16:1 de Juízes diz: Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela.
Não queria mais casamento, agora estava desiludido, e decidiu viver uma vida sexualmente livre, sem limites, sem fronteiras.
O que está fazendo o líder de Israel em uma cidade longínqua, em terra inimiga? Será que não aprendeu com o primeiro erro. Que desgraça. O líder de Israel lá em baixo. Desta vez ele foi mais longe do que em Timnate.  O pecado sempre leva para mais distante do que antes.
Quando o inimigo soube,  fechou a cidade;  e em meio a esta idolatria e imoralidade, o espírito de Deus tocou o coração de Sansão e ele entendeu que tinha errado, então decidiu sair. Mas a cidade estava trancada. O poder de Deus caiu sobre ele e com seus braços, ele arrancou as portas da cidade e levou até o alto da montanha, e lá ele a deixou.
No relato de Sansão você não vê a  palavra perdão, mas não quer dizer que Deus não tenha perdoado Sansão.
A bíblia diz que todo aquele que, arrependido,  buscar o perdão, encontra-lo-á.
Deus perdoa todo pecado, diz a Bíblia. Até um líder que cai e erra, ele perdoa.
Mas Sansão entendeu mal este assunto e achou que poderia fazer o que quisesse sempre, e nunca teria problemas, ele era o super-homem.
Então desceu, finalmente, para o vale de Soraque. Lá ele encontrou uma mulher chamada Dalila.
O inimigo planejou e preparou uma cilada para que Sansão contasse seu segredo.
Jovem querido, nunca se esqueça que brincar com o pecado é muito perigoso, porque você nunca saberá quando virá Dalila.
Dalila fingiu que o amava e então o questionava a todo instante sobre o segredo de sua força. Sansão ia brincando com ela. Dizia: ‘Se me amarrarem com cordas novas, serei como qualquer homem”. Ela assim o fazia.
Mas Dalila é perseverante; aliás, o inimigo é perseverante. Finalmente Sansão contou a verdade: “Meus cabelos nunca foram cortados, e se um dia forem cortados serei igual a qualquer homem”.
Dalila entendeu que havia descoberto a verdade, então ela o fez Sansão dormir sobre seu colo. Que cena, Sansão dormindo sobre o colo de um inimigo. Há jovens hoje, que estão dormindo no colo de algum inimigo!
Tudo parece calmo, tudo é tranqüilo, mas o inimigo está se preparando para causar destruição.
Seu cabelo foi cortado. Quando despertou achou que tudo seria como antes, mas não!!! Nunca mais seria como antes, nunca mais voltaria para sua terra amada, nunca mais veria a luz do sol!
Jovem querido, Deus perdoa todo pecado. Isto é uma grande verdade!!! Mas outra verdade  que  não pode ser esquecida, é que as conseqüências não são tiradas, elas virão naturalmente. Você pode brincar com o pecado, mas você nunca saberá quando “Dalila” vai aparecer. Quando ela vier deixará marcas profundas, que você terá que levar o resto de sua vida.
Será  que estou escrevendo para alguém que está brincando com o pecado?
Lembro-me de uma jovem,  que certo dia, chorando, me disse: “Pastor, eu estou tendo relações sexuais com meu namorado. O Senhor acha que Deus pode me perdoar?” “Sim, eu disse”. Se você está arrependida, Deus perdoa. Eu orei com ela  e fui embora. O tempo passou e um dia ela, novamente, me procurou. E outra vez chorando, me disse: “Pastor, estou grávida. O Senhor acha que Deus pode me perdoar? Eu disse: “Sim, se você está arrependida  do que fez, Ele te perdoa. Mas o perdão de Deus não diminuirá a sua barriga, minha filha. Você irá continuar grávida. Você entendeu?
Deus perdoou Sansão novamente, mas ele perdeu sua visão e liberdade, até o fim da vida. Para sempre seria prisioneiro e cego. Nunca mais veria um pôr-do-sol, o sorriso de uma criança, o rosto de sua mãe. Estas são as conseqüências do pecado.
Conta-se que a última vez que Satanás foi ao céu, ele queria falar com Jesus. Jesus veio e Satanás disse: “Esta é a última vez que eu venho no céu, não poderei mais vir. Mas eu quero te dizer algumas coisas. Toda vez que eu vinha aqui,  sentia prazer. Vir aqui, me lembrava o tempo em que eu era o maestro do coral, era feliz e tinha paz. Agora não poderei mais vir aqui, e não terei mais prazer, mas  quero te dizer mais  uma coisa: (conta-se que neste momento ele mudou seu aspecto) eu vou descer lá embaixo na terra, e vou destruir a vida dos teus filhos, eu vou cortar suas pernas, vou tirar sua liberdade, vou tirar seus olhos, vou mutilá-los;  porque eu sei que quando tocar num filho Seu, você vai sofrer. E ver você sofrer, me dará prazer novamente”. Então ele deu uma imensa gargalhada sarcástica e desapareceu.
Não é isto que Satanás tem tentado hoje? Não está ele querendo mutilar todo ser humano?
Sansão teve que perder sua visão para poder enxergar. A história deste homem está dividida  em duas partes; antes da cegueira e depois dela. Antes, viveu  como um super homem. Nada podia com ele, nem a força de um leão. Desafiou as leis naturais e arrancou  as portas de uma  da cidade. Antes da cegueira foi forte e musculoso. Porém Sansão, que podia matar um leão, não podia dominar seus impulsos sexuais.
Como diz o provérbio, “o grande homem não é o que conquista uma cidade,mas o que domina seu coração”.
Mas a segunda parte da vida de Sansão é muito mais importante que a primeira. A primeira foi escrita para que você não venha  fazer. É claro que agora ele não tem mais beleza, está cego, sem cabelos e preso por correntes fazendo o trabalho de um animal.
Mesmo assim Deus não perde as esperanças, sempre está motivado a salvar alguém. Sansão tinha estragado todos  os planos de Deus com respeito à libertação de Israel naqueles dias, mas, Deus agora estava lutando para salvar esta alma preciosa, e a cegueira abriu esta chance.
Todo cego tem que confiar em alguém para viver. O tempo passou e Sansão confiou e se entregou cada vez mais  a seu líder maior,  Jesus.
Um dia os filisteus fizeram uma festa para seu deus Dagom. Eles iriam dizer que seu deus tinha destruído a Sansão.
Então, numa altura da festa, quando aquele palácio estava super lotado, Sansão foi trazido por uma criança até o centro do auditório. O homem que tinha matado mais de 1000,  agora tinha que ser levado por um garoto. Isto é o que o pecado faz.
Mas Sansão  estava transformado, estava humilde e arrependido.  Ele pediu que o deixassem encostar nas duas colunas principais do auditório, enquanto a multidão brincava e o ridicularizava.
No meio deste culto idólatra, Sansão fez uma linda oração. Ele não pediu vida, ele não pediu que o Senhor o tirasse dali. Disse Sansão: “Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos Filisteus, ao menos por um dos meus olhos.”
Aqui está um homem arrependido, um homem humilhado, mas que quer dar sua vida por Israel. Agora aceita ir para o sacrifício.  Antes da cegueira ele viveu para si, mas agora queria dar sua vida. Você vê a mudança?
Ele fez a oração do ladrão na cruz: “Lembre-se de mim”. Jesus na cruz respondeu: “Eu te digo hoje, estarás comigo no paraíso”. Jesus não se esqueceu de Sansão, Jesus não se esquece de você. Pode teus pais te abandonarem, pode tua igreja te rejeitar, mas Deus não se esquece de você. Ele se lembrou de seu Líder. Então Sansão fez força. Não tinha mais cabelos mas agora tinha Deus novamente  ao seu lado.
Tudo desmoronou. Morreu muita gente, inclusive Sansão.
Depois que a poeira baixou, os parentes vierem buscar o corpo de Sansão. E por muito tempo eu fiquei pensando:  como encontraram o corpo de Sansão junto a tanta gente morta? Oh, não foi difícil; porque em meio a milhares de mortos ali, só havia um homem alto, forte, sem cabelo, mas agarrado às colunas do templo, e este era Sansão.
A última coisa que Sansão fez, foi agarrar-se as colunas do templo.
Que história, não é?
Não esqueça que na história de Sansão há duas partes. A primeira foi escrita para que não façamos. A segunda é para entender-mos que apesar das marcas do pecado, Deus está disposto a nos salvar, mesmo quando estragamos todos os seus planos.
Será que eu estou escrevendo para um Sansão moderno?
Por favor, filho!!! Agarre-se a Jesus e se liberte do pecado.
Estarei orando por você.
Pr. Areli Barbosa

Um comentário: