terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sermão - QUANTO CUSTA SEGUIR A JESUS?

Sermão - QUANTO CUSTA SEGUIR A JESUS?

DAN 3:1-7

Os estudiosos da bíblia conhecem bem a Daniel capítulo dois, que fala do sonho que o rei Nabucodonosor teve, e o capítulo três, que é uma continuação da história, com um enfoque diferente.
O Capítulo dois de Daniel fala que existe um Deus no comando de tudo, e até os reinos estão ligados ao seu poder, e nada acontece sem sua supervisão. Já o capítulo três, fala do plano de Satanás em transformar os filhos de Deus em idólatras e escravos.
Nabucodonosor era um rei que queria saber o futuro. Muitas pessoas hoje, querem também saber o seu futuro. Querem saber o que vai acontecer  com elas, então procuram o Tele-Futuro 0900....... Olhe, não caia nessa, porque o máximo que pode acontecer no teu futuro é trinta dias depois R$3,95 por minuto a mais na sua conta telefônica. Alguns procuram as Ciganas; não faça isto porque ela pode dizer: “Oh, sua mão está muito suja e não estou conseguindo ver seu futuro. Se você quer saber o futuro, vá a Deus. Só Ele sabe. Se Ele o quiser revelar, como fez a Nabucodonosor, assim o fará.
O sonho que Nabucodonosor teve, revelava os tempos e épocas do mundo. Aquele sonho não era importante pela estátua ter metais preciosos, mas porque numa sucessão, o mundo iria de ouro para prata e depois para bronze, para ferro e aí barro com ferro. Mas nos dias dos “pés” da estátua o Deus do Céus estabeleceria outro reino, só que eterno. Então o ponto central não eram os metais, mas a pedra que atingiria os pés da estátua. O centro do sonho, era Jesus.
Jesus é o único ser capaz de mudar a história.
Então Nabucodonosor fez uma imagem de ouro com quase 22 metros de altura por 3 de largura e colocou na Campina de Dura para um culto idólatra.
Nabucodonosor queria se engrandecer e por isso fez aquela estátua. Mas Satanás era quem estava liderando aquele ato de idolatria.
Muitas vezes o ser humano pensa que é ele quem está sendo homenageado, que é ele que está se envaidecendo; mas saiba, filho amado, que quando alguém pensa assim, é Satanás que está sendo homenageado, ele é quem está sendo adorado.
Mas se Satanás viesse como ele é, ninguém ficaria ali para adorá-lo. Então, ele se esconde atrás do ouro. Hoje ele tem se escondido atrás de tantos coisas, que não podemos nem imaginar.
Este ser, que é mestre no disfarce, naquele dia tinha alguns planos. Primeiro: misturar verdade com erro e servir para as pessoas, e segundo, tirar o Brilho de Cristo.
Notem que a cabeça era de ouro nas duas estátuas. É claro, depois mudava um pouquinho;  mas qual o problema de termos um pouquinho de erro junto com a verdade? diria alguém.
A verdade só é verdade quando é 100% verdade. Um pouco do erro no meio da verdade faz tudo ser erro.
Mas seu principal objetivo com a mistura é a confusão. Assim, confundindo, ele pode realizar seu objetivo maior, tirar Jesus do Coração do ser humano. Satanás sempre tentou isto: no Jardim do Éden, escondido atrás da serpente, tirou as palavras de Jesus do coração de Eva. Quando Jesus nasceu em Belém, Herodes mandou matar todas as crianças pois queria matar a Jesus.
O inimigo ainda quer tirar o brilho de Jesus nas pessoas.
Naqueles dias, Nabucodonosor tinha planos de um culto pagão para todo o seu império, um culto de ecumênico.
  na Campina de Dura o povo podia ver três coisas na frente:
1º A Estátua de Ouro de quase 22 metros.
2º O Trono do Rei Nabucodonosor com toda pompa.
3º A fornalha de fogo ardente que certamente fora usada para a fundição da estátua e que agora seria usada como instrumento de pressão.
Então o porta voz de Nabucodonosor disse  à multidão que  se reunia na Campina  de Dura:
“Vocês foram convidados para um ato de adoração pagã. Aqui está também a orquestra sinfônica de Babilônia, e o Coral . Toda esta música será usada para este culto e vocês irão participar também. Quando tocar a música, todos se ajoelharão; e quem não se ajoelhar, será jogado numa fornalha de fogo acessa.”
Bem, eu gostaria de dizer a vocês, que naquele vale muita gente não dava a mínima para o culto à estátua,  ou ao Deus de Nabucodonosor. Mas quando foi dito que quem não se ajoelhasse seria jogado no fogo acesso, eles imediatamente se converteram.
A isto nós chamamos pressão do existencialismo. Tudo pelo existencialismo, não importa como se vai viver, o que importa é viver. Se para viver tenho que mentir, então eu minto. Se para viver  tenho que passar os outros para trás, então é isto que eu faço. Se para viver, tenho que vender  meu corpo, então eu vendo, porque não importa como se vive, o que importa é VIVER.
Esta é a filosofia de vida do mundo, o fim justifica os meios.
Mas, meu filho, viver não é o mais importante,  o importante é como você vive.
Mas na Campina de Dura tinha um jovem cristão, mais ou menos, porém inteligente. Quando o porta voz falou, ele ficou em apuros, porque alguém mais ou menos, é aquele que sabe o que é a verdade, porém, não tem confiança de viver de acordo com ela.
Ele sabe o que a bíblia diz sobre adorar imagem, mas não tem coragem de ficar em pé, não tem coragem de dar a vida por algo que ele não  confia.
Então, ele pensa, pensa e acha uma saída. Ele vai e fica atrás de um homem de 1,99 de altura, porque um homem de 1,99 de altura quando se ajoelha, fica com 1,30. Bem ele tem 1,60 de altura, então não terá dificuldade se ficar agachado atrás.
Quando toca a música ele se agacha, não ajoelha.
Que posição ridícula para um Cristão ficar! Jesus mesmo disse: “Quem dera fosses frio ou quente, mas porque és morno, estou a ponto te vomitar de minha boca.”
Nem no mundo, nem na igreja. Há muita gente assim.
Certamente, alguém que estava  nesta posição, viu os três Hebreus em pé. Agora, amigo, não tem coisa pior para alguém que está agachado, do que ver três em pé, na posição que ele gostaria de estar queria estar, mas não fica pois não tem coragem  para o sacrifício.
Um destes disse a Nabucodonosor: “Rei, há três jovens que não se ajoelharam.”
Daqui em diante você vai ver o quanto custa seguir a Jesus.
O rei disse a eles: “Eu vou tocar uma segunda música para vocês.”
Que tragédia, o inimigo nunca cumpre o que promete, por isso jovem amado, nunca faça contrato com Satanás, ele nunca cumpre o prometido.
Naquele momento não era importante cumprir, mas sim pressionar. O inimigo queria tirar de Babilônia a figura de Cristo, por isso não era importante cumprir.
O inimigo é o ser das conveniências. O que convém, ele faz.
Então um deles disse: “Oh, rei, não necessita tocar uma segunda música, nós não vamos ajoelhar, porque esta multidão é escrava. Escravo não escolhe, obedece. Você diz para um escravo deitar e ele deita; você diz pula, e ele pula; você diz jogue-se no buraco e ele se joga; mas nós não, nós somos livres; “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Nós somos livres para escolher o fogo ou  ferir nossa consciência. E nós escolhemos ficar em pé, mesmo sabendo que poderemos morrer. Porque não nos importa se vamos morrer. Importa como vamos viver na vida, mesma que seja pouca.
Quanto custa seguir a Jesus?
É possível que eu esteja escrevendo para alguém que está lutando para seguir a Jesus.
O namorado está em cima dizendo que se você o ama, deve deitar-se com ele.
“O que fazer pastor, eu amo meu namorado, mas sei que não posso me deitar com ele.
Sim, Jesus nunca disse que segui-lo seria fácil, porém, ele diz: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Filho amado, você irá vencer. Talvez este não deva ser mais teu namorado. Mesmo  o amando, terá que deixá-lo. Deus te ajudará a encontrar um jovem que tenha o verdadeiro amor que esperas.
Será que estou escrevendo para um jovem que está lutando com as aulas ao sábado? Quer se  formar, mas o professor diz:  “se você quiser se formar terá que vir sexta à noite.
Jesus quer lhe dizer algo.
Me seguir neste mundo nunca foi fácil. Apesar de  cristianismo hoje ser popular, apesar de nos meios de comunicações hoje, artistas, jogadores, políticos abertamente dizerem ser cristãos, lembre-se, seguir a Jesus nunca foi e nunca será popular.
Mas eu prometo que nunca te deixarei. Quando o calor do mundo esquentar, estarei ao teu lado; quando tudo escurecer, serei tua luz, quando todos te rejeitarem, eu nunca te abandonarei.
Mas eu te digo que custa muito seguir  a Jesus.
É possível que você  tenha que deixar amigos e sonhos por amor a mim.
Jovem, compensa seguir a Jesus ainda neste mundo.
Porque um dia, muito breve, a pedra irá atingir a estátua, e quando este impacto ocorrer, só estarão no grupo dos salvos os que continuaram perseverando em seguir a Jesus.
Você continuará seguindo-o?
Está disposto a pagar o preço?
Estarei orando por você.



Pr. Areli Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário