segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sermão - O QUE ESTOU ESCOLHENDO

O QUE ESTOU ESCOLHENDO

GEN. 13:1-13
A escolha é um dos pontos com o qual nos deparamos a cada instante de nossa vida. A cada minuto estamos diante de uma encruzilhada.
            O que fazer? O que escolher? A história de Ló responde isto.
Morreu Harã em UR, estando seu pai ainda vivo. Então Ló foi adotado por seu tio Abraão. Sem dúvida nenhuma, ser filho de Abraão, mesmo que adotivo é algo fantástico. Ele fala com Deus, ele anda com Deus, e se você quiser seguir Abraão em Canaã, você não terá dificuldades, porque ele constrói altares ao seu Deus, e assim você pode segui-lo.
Deus abençoara a Abraão, e Ló também fora abençoado, e esta benção fez com que os dois grupos  crescessem tanto, a ponto de haver contendas entre eles.
A Bíblia diz: “Houve contenda entre os pastores de Ló e os de Abraão”. As bênçãos de Deus foram tão grandes a Abraão, que Ló  também foi abençoado e este é o motivo do problema. Muito gado, muitas ovelhas, pouco pasto... então, houve atrito entre os administradores de Abraão e os de Ló.
Abraão vendo isto, demonstrou sabedoria; porque no mundo em que vivemos ninguém deixa de ter problemas, mesmo não querendo nasce com eles. Abraão resolveu o problema antes que ele não tivesse mais solução, e os afetasse.
Quando eu me casei, tive um atrito com minha esposa por causa da pasta dental. Acontece que eu gostava de apertá-la do fim para o começo, mas minha esposa já apertava no meio, e não fechava o tubo com a rosca. Quando eu ia escovar os dentes não via a pasta aberta e... derramava na pia. Eu ficava furioso e isto foi motivo de muita discussão e atrito, até que um dia alguém me disse: “Não brigue por pequenas coisas, e sempre que brigar resolva o problema”. Foi um grande conselho.
            Eu sei de gente hoje, que está se separando; e sabe qual foi o primeiro atrito? A Pasta Dental!! Não resolveu o problema e aí partiu para agressões verbais, depois agressões físicas, e agora o casamento está no fim.
            Abraão é um grande homem, porque antes que os problemas não tenham mais solução, ele  os resolve.
Lembre-se, quando você for resolver problemas, suba mais perto de Deus, porque quanto mais perto de Deus, mais visão você tem; e quanto mais longe  dEle menos você enxergará.
            Eu tenho visto muitas pessoas solucionando seus problemas lá embaixo, nos vales.  E por isso são infelizes e sofrem.
            Agora, não se esqueça disto: toda vez que alguém vai escolher, Satanás se aproxima. Não importa se você vai escolher coisas pequenas ou grandes, ele sempre se aproxima porque deseja  que você erre o caminho, Ele sabe que uma escolha errada trará conseqüências naturais. Se você for comprar uma roupa, ele ali está; pois deseja que você erre na escolha. Se você for escolher alguém para um futuro casamento, ele vai também, porque quer ver seu lar destruído.
            No livro de Pedro diz: “Ele é como um Leão que procura alguém para devorar”.
            Mas, não devemos temê-lo, se Ele está conosco. Ele sempre está próximo de seus filhos, porque Ele quer dirigi-los. Porém se não o aceitamos; o inimigo está ali como um leão faminto.
            Mas Satanás nunca vem como ele é. Ele sempre está mascarado. No Édem ele estava por  trás da serpente. Ele sabe que não pode aparecer como é, porque senão espanta os seres humanos. Então ele usa máscaras, como no deserto da tentação onde apareceu como Anjo de Luz.
            Satanás hoje se esconde atrás de uma linda jovem fora da igreja. Ele está atrás de uma proposta financeira que levará à transgressão do sábado.
            Então ele tentou Ló no alto da montanha. Mas como tentou? Fez Ló olhar para a bela criação de Deus.
            E levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão. Estava vendo um lindo lugar que podia ser comparado ao Éden perdido. Então Satanás o tentou. “Porque não vem morar no Éden perdido?” Meu filho, neste mundo não existe nenhum lugar para ser nossa morada permanente, só no céu.”
            Ló disse: “Eu estou cansado de viver em Canaã, porque aqui preciso de fé, tenho que confiar, aqui é terra de gente desequilibrada que vem, toma o que é teu e te mata. Eu quero ir,  porque lá tem garantias, e eu já estou cansado de não ver garantias. É claro que lá tem homens maus, mas aqui também. Qual a diferença?
            Nunca se esqueça amigo, viver onde Deus diz não, é sem garantia.
            Apesar de Canaã ter perigos, era o local da promessa. Ah! Ló estaria protegido.
            Então Ló decidiu descer. E quando você desce , vai perdendo sua visão.
            Naquele dia ele desceu com rebanhos, servos, tendas, ouro, prata, esposa e filhos.
            Tempos depois voltaria sem nada. Mas naquele dia  não via isto.
            Quando não nos deixamos guiar por Jesus, nossa vida se torna uma decadente desgraça.
            Vinte anos se passaram; e no capítulo 18 e 19 encontramos o restante desta história.
            Jesus e dois anjos desceram do céu, e passaram nas tendas de Abraão. Enquanto Jesus e Abraão conversavam, os anjos se dirigiram a Sodoma. Dentro da casa de Ló, deram a notícia da destruição de Sodoma. Ló teria somente aquela noite para anunciar aos seus parentes que a cidade estava condenada.
            De agora em diante você verá o que significa continuar com as decisões erradas, o resultado de se deixar o culto familiar e permitir que o mundo materialista entre em sua família.
            Ló saiu a anunciar. Aliás, toda  vez que Deus destruiu, sempre deu uma oportunidade para salvação. No dilúvio, a porta da arca; em Jerico, a casa de Raabe; e em Sodoma, quem quisesse se salvar, teria que sair da cidade.
            Eu imagino que Ló foi à casa de uma filha, eram altas horas da noite, eles já estavam dormindo. Quando entrou, disse à família recém acordada: “Há dois anjos lá em casa dizendo para sair desta cidade porque ao amanhecer tudo será destruído”.
            Seu genro teria dito: “Eu não acredito em anjos!!. Eu acredito no carro que tenho lá na garagem. Só acredito no que posso pegar, como o dinheiro”. Sua filha diria: “Pai eu não acredito em anjos, você não me ensinou a acreditar no que não se vê, só no que se pode ver e pegar; por isso pai, eu não acredito em anjos mas acredito no desfile de moda que terá quinta à noite.
            Ló voltou sem ninguém. Vinte anos sem culto familiar. Vinte anos sem falar das histórias de salvação. Vinte anos sem  ir à igreja. São anos suficientes para limpar qualquer vestígio da presença de Deus no ser humano. Chega-se ao ponto  de querer perder sua vida pois não se pode acreditar no que não se vê.
            A misericórdia de Deus é que nos salva. Gên. 19:16 “... como porém se demorasse ...  sendo-lhe o Senhor misericordioso, o tirou e o pôs fora da cidade.. Havendo-os levado fora, disse um deles: livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pare em toda a campina; foge para  o monte, para que não pereças”
            Três desceram do céu naquele dia, dois entraram em Sodoma, e o terceiro? O terceiro era Jesus. A inspiração diz que Jesus, depois do diálogo com Abraão, foi para Sodoma e ficou na porta. E esta expressão: “... Um deles disse...”  são palavras ditas por Jesus a Ló.
            Agora sim, eu quero ouvir o que Jesus tem a dizer para um homem que está errando por vinte anos. O Jesus que muitos pregam, não existe. Alguns dizem: “ ele ama e por isso não irá destruir ninguém;” outros falam: “Ele é severo, e não permite que muitos se salvem”.
            Em meio a toda distorção, sua palavra ainda fala: “E sendo o Senhor misericordioso tirou e o  pôs fora...”
            É madrugada, Ló está saindo de Sodoma com sua Esposa e suas filhas. Ele não está feliz por ver Jesus. Ele está chorando, por saber que uma parte da família ficou como conseqüência de sua decisão errada naquele dia, lá na montanha.
            Então Jesus Diz: “Eu quero te salvar. Eu sempre lutei por tua salvação. Eu estava na montanha ao teu lado, mas você não me ouviu. Agora estou aqui desesperado, pois estou vendo todos se perderem, mas eu quero salvar vocês. Por isso Ló, não esqueça: se quer se salvar não olhe para trás. Olhar para trás é lembrar teu passado, teus erros, é lembrar que vinte anos atrás você errou e hoje parte de sua família está ficando; por isso não olhe para trás”.
            Será que estou escrevendo para alguém que está  querendo olhar para trás, lembrar seu passado?
            Paulo disse certa vez: “Esquecendo das coisas que para trás ficam... prossigo...” Poderá ficar escuro, mas não olhe para trás; poderão te dizer muitas coisas, mas lembre-se, não olhe para trás.
            Agora, filho amado, “Não Pare”, nunca pare. Você poderá sentir a terra tremer, poderá ouvir explosões, mas não pare.
            Mesmo que sinta o cansaço, não pare; venha para os Meus braços aqui na montanha.
            Que luta foi travada lá no vale. O bem e o mal disputando almas preciosas. Então quatro saíram em direção à montanha, mas só três chegaram. A mulher de Ló olhou para trás e ficou.
            Algum tempo atrás, saindo da igreja, uma irmã me perguntou: “Você não sabe porque a mulher de Ló olhou para trás?” E eu disse: “Eu tenho algumas conclusões sobre este assunto”. Então ela me respondeu: “Guarde todas elas” “Você não sabe o que é o amor de mãe”.
            Oh! de fato eu não sei. Mas não era amor de mãe, e hoje eu tenho uma resposta para esta irmã.
            Não me diga que era amor de mãe, porque se fosse, por vinte anos ela não teria se esquecido do culto familiar. Não era amor de mãe, porque se fosse, por vinte anos ela não teria esquecido de ensinar as lindas histórias da salvação. Não era amor de mãe, porque se fosse, teria dito para seu esposo: “Este não é o lugar para morarmos, vamos sair daqui”. Então, o que fez a mulher de Ló olhar para trás?
            Jesus disse certa vez: “Aonde está o Seu tesouro ali está o Seu coração”. Seu coração não estava nos filhos, mas em Sodoma. Quando  quis se separar,  foi uma atração fatal, e então ela ficou e para sempre.
            Aonde está teu coração? O coração de muitos está como o da mulher de Ló.
E então Ló chegou na montanha com suas duas filhas; melhor seria sozinho.
            Lá na montanha, as filhas de Ló tiveram um plano. Saíram de Sodoma, mas Sodoma não saíra delas. Então embebedaram o pai e mantiveram relações sexuais com ele. Que tragédia.  Como conseqüência tiveram dois filhos Moabe e Amom, que consequentemente  se tornaram duas nações perversas e ímpias.
            Porém, naquele dia lá em cima da montanha, Ló não podia ver isto. Satanás o cegou. Cuidado.
            O que você está escolhendo?
            Lembre-se filho, toda vez que você vai escolher, Satanás se aproxima, pois quer que você erre o caminho.
            Mas Jesus está diante de você dizendo: “ouvirás uma voz dizendo: este é o caminho, andai por ele”.
            Você não acha que deve escolher Jesus novamente?
Agora não é o melhor momento?
Deus te abençoe.

  
Pr. Areli Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário